Como começar a liderar a juventude da sua igreja

Tempo de leitura: 5 minutos

Acho que posso comparar ser um líder em um ministério de juventude a estar em um pedestal. Não digo isso no sentido de ser superior ou de estar no comando, nada desse tipo, mas no sentido de ter muitos olhos voltados para si.

Um líder de juventude tem muita cobrança em torno de si. Tudo que fizer terá muita atenção e ganhará proporções às vezes maiores do que realmente tem. Isto precisa ser levado em consideração e é necessário ter uma ação preventiva para resolver a questão.

Liderar a juventude é uma responsabilidade grande e vai exigir um alto nível de energia empenhada. Falando assim até parece que é um fardo, não é mesmo?!

Mas não será um fardo desde que você tome as decisões certas e escolha não carregar pesos que não são seus.

Uma boa decisão é usar o corpo de Cristo para liderar junto com você.

Assim como num corpo onde cada membro tem seu papel específico e é bom no que faz, o ministério tende a ser muito mais fluído se as principais dores da juventude forem divididas sem sobrecarregar ninguém.

Vamos conversar um pouco sobre como você pode começar a liderar a juventude a sua igreja em 3 passos simples.

1 – Adote uma mentalidade de corpo

É claro que você sabe que o corpo humano funciona em perfeita harmonia, ou seja, as mãos fazem a função que são delas e os pés também.
Entretanto, para que eles desempenhem seu melhor papel, é preciso que os antebraços, os músculos, o cérebro e outros membros façam a sua parte, não é mesmo?

Em um ministério de liderança, apesar da sua boa vontade, esperteza e vontade de servir, vai perceber rapidamente que isso não será suficiente para dar conta de tudo que aparecerá para você resolver.

Um líder da juventude precisa estar disponível para se dedicar à oração, orientação de Deus, resolver os “B.O.s” mais urgentes e também ser criativo para engajar os jovens.

A juventude exige um alto nível de dedicação e, para que você possa se dedicar às questões que só você tem autonomia para resolver, é importante delegar tarefas específicas.

Deus não te chamou para a liderança porque você é bom em tudo, mas sim pela motivação do seu coração e faz parte do processo reconhecer que outras pessoas do corpo de Cristo tenham habilidades que podem ser usadas para o bem dos jovens da sua igreja.

Identificar essas pessoas é o primeiro grande passo para começar sua liderança. Trazer para perto pessoas que possam e queiram dividir o cuidado dos jovens com você.

Photo by Brad Barmore on Unsplash

Conquistar pessoas talentosas que tenham capacidades diferentes das suas e que podem enfrentar desafios com mais facilidade que você, com certeza vai ser uma ação muito valiosa para o início de seu trabalho com a juventude.

É importante também que o líder invista tempo em agregar valor para cada um dos membros da sua equipe, alinhando a visão e cuidado pessoalmente deles. Assim, eles poderão ir onde você não pode ir sozinho.

2 – Oferte na lei da proximidade

Sempre em uma equipe encontramos aqueles que estão mais dispostos a caminhar com você mais de perto. É preciso estar atento para enxergar essas pessoas com o intuito de desenvolver futuros líderes capazes de promover a visão de Deus para o ministério.

Um líder de verdade deixa um legado (princípios que podem ser transmitidos para a próxima geração) e não uma herança (dotada de processos e práticas para se manter um status).

Um líder eficaz é aquele capaz de aprender e oferecer aos outros as lições do seu aprendizado, mesmo que sejam fracassos e erros e, assim todos ganham.

Sempre há aqueles que são mais próximos, que compartilham ideias, dizem a verdade na sua lata e permanecem do seu lado em tempos difíceis. Nestas pessoas é preciso investir mais e equipá-los para romper com desafios maiores.

Dessa maneira, sua carga emocional, física e espiritual pode ser facilmente dividida com pessoas maduras e idôneas, capazes de fazer a diferença quando você mais precisar.

Photo by Jack Sharp on Unsplash

3 – Extraia o potencial da sua equipe

Promover um ambiente em que seus liderados se desenvolvam é uma grande vantagem para alcançar o propósito de Deus para o ministério de juventude.

Olhe para Jesus, o tempo todo ele dava aos seus discípulos a chance de serem pessoas melhores, ele os ensinava como as coisas deveriam ser feitas e os posiciona cada um em seu lugar.

Entre eles não exista disputa, comparação ou invejas porque Jesus garantia a eles a segurança de se descobrirem como gente e serem confiantes em ser quem eram.

Um bom líder protege as habilidades dos seus liderados e os incentiva a olhar para si o tempo todo e não a desejarem o que é do próximo.

A grandeza de um ministério de jovens só alcança seu potencial máximo em Deus quando cada um está no lugar que deveria estar. Para isso é preciso passar tempo com eles e oferecer os recursos necessários, tipo: uma capacitação para liderança.

Um líder inspirado pelo Espírito Santo presta atenção aos sonhos únicos dos membros de sua equipe – e depois ajuda a nutrir e aprimorar suas forças para aproximá-los desses sonhos.

Sabe por quê estou falando da importância de ter pessoas aptas a seu lado para começar a liderar a juventude da sua igreja? 

Porque ninguém faz nada sozinho, sempre é sobre o coletivo. Ao mesmo tempo que Deus chama indivíduos para sua presença, Ele usa o coletivo para recuperar corações partidos, ministrar curas e dar acesso a salvação.

Por isso, avance para seu chamado a liderança de jovens, mas não vá sozinho.


Foto de capa: Photo by Braden Collum on Unsplash

E-book grátis pr Lucinho Barreto

12 Comentários


  1. Liderar, capacitar os liderados, chegar mais próximo, sempre pedindo discernimento a Deus. Estou só pela semana do lider.

    Responder

  2. Pastor Lucinho sou na verdade uma mãe tentando aprender como lidar com minha filha jovem e rebelde. Meu marido saiu de casa e pediu o divórcio, não sei se isso tem haver com o comportamento dela, mas desde então venho tentando fazer minha parte pra ajudá-la. Não quer ouvir falar em Jesus e já teve comportamento homossexual, hoje está na prostituição e chegou a roubar! É muito complicado e triste pra mim!

    Responder

  3. Ótimo artigo, abordou pontos muito importante para o êxito de uma liderança, principalmente para a liderança de Jovens que nos dias atuais não se vê muito.
    Faço parte da igreja MIBS – Serra/ES e recentemente recebi o convite do Pastor de jovens da minha igreja para junto com meu esposo fazermos parte desse ministério, e para nós é uma honra, mas como o artigo mesmo diz “precisamos de capacitação” e estamos dispostos a aprender.

    Responder

    1. A paz de Cristo, minha dificuldade com os jovens que liderou é a distância da igreja deles, estamos começando um grupo .
      Para reunir esse grupo devido a distância da igreja tem sido minha dificuldade,bak sei se isso é uma visão minha , mas eu sinto por alguns sempre chegarem atrasados etc.

      Responder

  4. Artigo muito bom incrível enriquecedor, que Deus continue sempre usando sua vida ???

    Responder

  5. Muito bom o artigo,muito esclarecedor,eu estou começando a trabalhar com adolescentes,experiência zero kkkkkk mais tenho aprendido muito com o senhor pastor,vejo sempre seus sermões no you tube e tem me ajudado muito, o senhor nem sabe o quanto foi responsavel pela minha Volta aos caminhos do Senhor, obrigada por ser essa bênçao e por nos ajudar a enxergar o evangelho com outros olhos,por nos ajudar a conhecer o nosso Deus de uma maneira tão extraordinaria agora sim tenho constancia com o Senhor, pq eu o conheci de fato e de verdade atraves dos seus sermøes, fica na paz pastor,e que o Senhor continue te usando poderosamente!!

    Responder

  6. Ensinamentos preciosos que fazem toda diferença quando praticados. Deus continue te abençoando, pastor Lucinho, nesse ministério tão importante! Obrigada por ser um instrumento nas mãos de Deus para o treinamento de líderes.

    Responder

  7. Já havia enviado uma mensagem, mas agora que li este artigo fiquei com muito mais vontade de me capacitar…

    Responder

  8. Muito bom artigo, bem esclarecido.
    Estou começando a ensinar um pequeno grupo de adolescentes, na igreja, ainda estou aprendendo, o Senhor Jesus que colocou esse desejo no meu coração. Estou orando pra que Deus me ensine , a ensinar os adolescentes com sabedoria. Pastor Lucinho, o senhor é uma benção.

    Responder

  9. Artigo breve e enriquecedor para nossas vidas! Deus abençoe por compartilhar uma porção do que Deus tem de dado.

    Responder

  10. Tenho encontrado muitas dificuldades, estou liderando acerca de seis meses os adolescentes . Eles são introvertidos, tímidos muitas vezes parecem estar ali por causa dos seus pais . Não querem participar de nada não se falam etc . Tenho tentado diagnosticar o pq desse comportamento . Tenho orado e também inovado .

    Me ajudem por favor !!!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *