Estratégias para transformar adolescentes e jovens em discípulos verdadeiros de Jesus

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Transformar adolescentes e jovens em discípulos radicais de Jesus, é a grande missão de todo líder de juventude. O desafio de um discipulador está em transformar meros seguidores, em imitadores apaixonados de Cristo.

É possível que líderes de jovens e adolescentes consigam com o seu esforço montar uma boa estrutura para receber bem sua juventude, mas ainda assim, falhar no mais importante. Seu culto pode estar lotado e as sua ovelhas empolgadas, mas você pode não conseguir mudar a mente deles, de “discípulos dessa Era” para discípulos de Jesus.

Sabemos que discípulo é alguém que tenta se aproximar do Mestre em todas as suas qualidades, contudo o líder de juventude enfrenta hoje o desafio de encarar uma geração que quer Jesus sim, mas da maneira deles. Vivemos em uma sociedade pós-modernista onde já estão colocando na mente até das crianças, o pensamento relativista, ou seja, cada um tem a sua própria verdade. Por isso, nossas igrejas estão cheias de jovens que amam frequentar os cultos, mas pouco se importam em se tornarem verdadeiros discípulos de Jesus, que é a única verdade.

A essência do slogan que repito há anos (loucos por Jesus), é a formação de discípulos verdadeiros que agitam espiritualmente essa geração. Sendo assim, para transformarmos nossos jovens e adolescentes em verdadeiros seguidores de Cristo, (como Jesus ensinou em Mt. 16:24-26) precisamos ser intencionais e criar estratégias eficientes que os leve a isso. 

Deixo aqui algumas dicas de como criar um ambiente adequado para discipular a sua juventude:

A sua equipe importa

  1. O maior risco que um pastor de jovens e adolescentes corre é o de se preocupar com a sua carreira ministerial e negligenciar a importância de uma equipe bem formada, bem discipulada, que fará sua igreja crescer de forma saudável.
  2. Sua equipe precisa representar a cara do seu grupo.
  3. Não faça como Samuel, que achou que a aparência era o mais importante, quando Deus já havia escolhido Davi, pelo seu coração. Invista nos menos prováveis.
  4. Aproveite os dons dos seus liderados e incentive-os a entregá-los para a obra de Deus – Arte, Teatro, Esportes, etc. Tudo o que foi plantado dentro de uma pessoa é com o objetivo de fazê-la servir Àquele que o chamou. Percebemos uma geração que muitas vezes tem a alegria de usar sua capacidade somente para si mesmo. Mas, quando se fala da obra de Deus ou do chamado, há sérias restrições. O líder de juventude relevante vai levar seus adolescentes e jovens a entregar os seus talentos com alegria e entusiasmo aos pés do Mestre.
Aproveite os dons dos seus liderados e incentive-os a entregá-los para a obra de Deus
Photo by Ari He on Unsplash

Crie um ambiente intencional para o discipulado

  1. Crie um ambiente de unidade e sentimento de pertencimento.
  2. Os seus jovens e adolescentes precisam se sentir em casa.
  3. Não tente padronizar o estilo dos seus jovens.
  4. Outra entrega radical que um líder de juventude precisa ensinar para os seus liderados, é a entrega do tempo. O discípulo verdadeiro não monta sua própria agenda. Ele cria sua agenda em torno da agenda de Cristo. A entrega do tempo fala de senhorio. Aquele que governa o tempo de alguém é o verdadeiro Senhor desse alguém. Levar os jovens a ler a Bíblia, orar, se envolver na igreja, passar tempo com Deus e com a obra de Deus fala de um discipulado sério que está tirando as pessoas de suas próprias prioridades e movendo-a para as prioridades da agenda de Deus.

Invista em pequenos grupos

  1. Reuniões nas casas, na faculdade, na igreja, na escola… onde houver um jovem bem discipulado, poderá nascer um grupo que vai ajudar a transformar a mentalidade dos não convertidos.
  2. Nos grupos pequenos e afins, os jovens e adolescentes têm liberdade para discutir a Palavra e confrontar seus próprios erros. Isso liberta!
  3. A última entrega que um líder de juventude precisa estimular na vida dos seus liderados é a confrontação de seus erros e defeitos. Como o objetivo máximo de um discípulo é ser parecido com o Mestre, encarar suas deficiências, falhas e pecados para mudá-las e se tornar como Mestre faz disso o objetivo principal de todo mundo que quer caminhar seriamente com Jesus. Isso é o que separa fãs de discípulos. O fã admira, mas ele quer continuar com seu próprio estilo de vida. Já, o discípulo se confronta olhando para imagem d’Aquele que é o grande objetivo da sua caminhada. Fazendo-os a olharem para Jesus, os líderes de adolescentes e jovens no Brasil e no mundo faz com que seus liderados mudem aquelas atitudes, ações e pensamentos que ainda não glorificam o Mestre no seu comportamento.

Como você conduz o culto, faz toda diferença.

  1. A dinâmica do culto de jovens e adolescentes precisa ser diferente, pois eles são diferentes!
  2. O louvor do culto de juventude precisa ser muito diferente do louvor do culto de domingo. Você sabe quais as músicas e o ritmos que os seus jovens mais gostam?
  3. Pregue especificamente para os jovens na linguagem deles.
  4. Seja criativo e bem humorado nas suas pregações.
  5. Coloque Cristo no centro e tenha relevância nos seus sermões.
A dinâmica do culto de jovens e adolescentes precisa ser diferente
Photo by Carolina Jacomin on Unsplash

Conclusão

Leve você mesmo e os seus liderados a serem verdadeiros discípulos de Jesus criando o ambiente adequado, conduzindo-os a entregar seus talentos, seu tempo, seus defeitos e pecados aos pés do Salvador para viver uma nova história.

“Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos.” João 15.8


Cabeçalho: Photo by Kate Kalvach on Unsplash

Leia também: 4 dicas para o líder de juventude usar o discipulado saudável

E-book grátis pr Lucinho Barreto

9 Comentários


  1. *Façam chegar ao Pr Lucinho essa msg, por favor!!!

    Querido Pr Lucinho, você tem sido referência para mim como jovem e agora adulta.
    Sou líder de grupo na igreja e toda vez que há conteúdo seu, eu rapidamente mando pra galera porque VOCÊ é D+. Reconhecemos Deus em sua vida e ministério.

    É tão lindo ver o que Deus fez e FAZ através de sua vida, porque outrora, um irreverente vídeo de pregação sua me chamou a atenção, porque abri o link de uma pregação e o cara (pregador) estava vestido de Chapolin. Tão linda aquela mensagem, que inicialmente só me chamou a atenção pela “ousadia” e de repente estava eu tomada de admiração pela pessoa que você é, em Cristo Jesus e quero relatar aqui que até hoje, sempre que estou carente de ouvir algo para elevar minha espiritualidade, o Senhor prepara em seu coração algo para nos ajudar. Continue sendo sensível ao Espírito Santo, porque você tem sido ferramente de Deus, ainda que via EAD rsrs (moro em SP).

    Ah, e continuando sobre “que Deus FAZ através de sua vida”, eu com meu filho à mesa, em um questionamento em que eu NÃO sabia o que responder, eu falei: -Perai! Acessei seu canal do youtube, coloquei palavras chaves, que me trouxeram o ensinamento. Ou seja, pais e filhos ainda sendo abençoados através de sua vida.

    Continue sendo LOUCO POR JESUS e NÃOOOO PARE! Você é importante para o reino de Deus na Terra.

    Abraços!

    Responder

  2. isso foi muito bom .. nuito obrigado por mandar essas questoes .. me ajuda muito .. vou orar pra Deus me da condicoes de comprar o curso.. Deus abencoe …

    Responder

  3. Glória a Deus pastor , Muito obrigado pelas suas Dicas ! GABRIEL SILVA DE IPIRA NA BAHIA .

    Responder

  4. Oi paz pastor Lucinho , aqui em minha cidade muitos jovens tem tirado a própria vida …isso tem me deixado muito triste quero muito fazer algo por estes adolescentes…mais aqui ninguém se importa com as pessoas …queria criar um projeto nas escola para ajudar estes meninos

    Responder


  5. Muuuito bom ! Quanto ensinamento e sabedoria, isso nos ajuda em qual direção seguir para levar os adolescentes até Deus. Deus abençoe a toda equipe loucos por Jesus!

    Responder

  6. Tem nos ajudado muito a ententermos o que ser bom linder .graça e paz ??

    Responder

  7. Pastor lucinho eu preciso de ajuda de como liderar um grupo jovem é pequeno grupo de jovens meninas o qual eu já ajudava a elas mas não era líder delas mas por uma pequno motivo de uma jovem que nova convertida não aceitou uma lider ao qual aigreja aonde eu congrego nao aceito ai a irmã desistiu e foi ai aonde por eu está defrente com elas vão mim renomea como lider delas so que não muita nórção de lidera jovem tem como mim ajuda com alguma instrução obg

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *