Amor Incondicional?

Tempo de leitura: 2 minutos

“Esta é a mensagem que vocês ouviram desde o princípio: que nos amemos uns aos outros.”  1 João 3.11

O conceito de amor ao próximo está hoje muito celebrado, mas ao mesmo tempo desgastado, pois muitos acham que amar o próximo significa aceitar incondicionalmente tudo que a pessoa quer e faz. Amar e aceitar tudo não são sinônimos.

Não é este o conceito de amor. Quando olhamos, por exemplo, para a relação entre pais e filhos, percebemos claramente que de tanto amar o filho, o pai o corrige. “Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor nem se magoe com a sua repreensão, pois o Senhor disciplina a quem ama, assim como o pai faz ao filho de quem deseja o bem.” Provérbios 3:11,12

Essa correção não significa uma rejeição do pai para com o filho, significa exatamente que ele o aceita e o ama tanto que não quer vê-lo permanecer da mesma maneira. Então, hoje, se você ama alguém, mas não concorda com algum posicionamento desta pessoa, isto é tido como absurdo, algo inaceitável, mas isso é mentira. O verdadeiro amor corrige.

O verdadeiro amor corrige

A Bíblia diz que é melhor receber as feridas dos amigos do que os elogios dos ímpios. “Melhor é a repreensão feita abertamente do que o amor oculto. Quem fere por amor mostra lealdade, mas o inimigo multiplica beijos.” Provérbios 27:5,6.

Isso mostra que o verdadeiro amor se baseia também em abrir os olhos da pessoa amada, seja ele um amigo, parente, vizinho ou irmão na fé, para comportamentos ou situações que realmente não estão de acordo com a palavra de Deus.

É verdade que ninguém vai concordar com o outro 100%. No meu caso, por exemplo, eu e minha esposa sempre temos alguma posição que divergimos, mas sabemos amar um ao outro e nos corrigir mutuamente, sem abandonar nossa caminhada juntos, porque discordamos em algum ponto. Da mesma maneira hoje, a importância do amor ao próximo precisa ser revitalizada, aceitando a pessoa, mas não significando, com isso, aplaudir todo o comportamento dela ou todo pensamento que ela tem.

Liderar e amar com a Verdade

Você, líder, tenha em mente esse conceito, e não tenha receio de conduzir seu liderado na Palavra, mesmo que isso signifique confrontá-lo com as verdades absolutas em amor.

Que possamos amar sempre trazendo aqueles que amamos para o padrão daquilo que é justo e correto baseado na palavra de Deus.


Conheça o nosso curso de capacitação para líderes de jovens totalmente online: O Mínimo que você Precisa Saber para Trabalhar com adolescentes e Jovens.


Também recomendo a leitura do meu artigo sobre estabilidade emocional e liderança.

Photo by Tim Marshall on Unsplash

2 Comentários


  1. Eu agradeço e louvo a Deus pela vida e ministério do Pr Lucinho?

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *